Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jogo de Tabuleiro: CIVILIZAÇÃO




CIVILIZAÇÃO


Jogo idealizado pelo Prof. Marcelo Kloster

Peças do jogos:
100 pequenas peças vermelhas que representarão a alimentação.
100 pequenas peças marrons que representarão a madeira.
100 pequenas peças cinzas que representarão a pedra.
100 pequenas peças amarelas que representarão o ouro.
(Para essas peças posso usar E.V.A ou qualquer embalagem plástica)

Seis dados comuns (3 verdes e 3 vermelhos)
Cada jogador deverá ter as peças que representam suas tribos nomades, tribos fixas e exércitos. Cada jogador deve ser representado por uma cor ou algo que o diferencie dos demais jogadores.
O tabuleiro pode ser o mesmo postado neste blog ou qualquer outro com as mesmas características.

REGRAS DO JOGO

Máximo 8 jogadores

Início: Jogar os dados para descobrir a seqüência de jogadores. O número maior nos dados é primeiro e sucessivamente sentido horário.

1ª Etapa – Os homens das cavernas

Tribos nômades que vivem em busca de sobrevivência.

Objetivos da etapa: Sobreviver e dominar as tecnologias (fogo, pedra lascada e polida, domesticação de animais, agricultura e pecuária) passando pelas 8 divisões do tabuleiro e juntar riquezas (ouro, madeira, pedra e alimentação)

· Para conseguir as cartas de tecnologias e os objetos de riqueza é necessário passar sobre as demarcações. Uma vez por rodada no caso dos objetos de riqueza e uma vez por etapa no caso das cartas de tecnologias.

Movimentos: Lançar os dados verdes e o número total será o número de casas que o jogador andará, em qualquer direção, sobre as linhas do mapa.

Vidas ou pontos: Cada jogador inicia com 10 nômades que irão aumentando ou diminuindo de acordo com o resultado do número maior dos dados verdes (movimentação) contra o valor do dado vermelho.

Ex.: Resultado dos dados verdes 5 e 4. O maior é o 5. E 6 no dado vermelho. 5-6=-1, ou seja, menos uma vida na tribo.

Um jogador não deve passar sobre outro adversário tendo que desviar ou então será considerado conflito.

Conflitos: Lança-se os dados verde (ataque) e vermelho (defesa), o número maior vence e desconta uma vida do adversário.

A cada dezena de nômades se ganha uma peça que representa outro grupo de povos nômades.

2ª Etapa – Os homens se fixam a terra.

As cartas de tecnologia e os objetos de riqueza devem ser trocados pela casa principal e 3 grupos de guerreiros. Cada peça que o jogador terminar a 1ª etapa vale uma casa principal e um grupo de guerreiros. É necessário ter todas as cartas de tecnologia para poder seguir nesta fase.

Nova casa principal (8 madeiras, 8 pedras, 8 alimentos e 5 ouros)

Novo grupo de guerreiros (8 ouros e 8 alimentos)

Objetivos da etapa: Desenvolver a(s) tribo(s) criando canais de irrigação, que possibilitará o aumento populacional, construções, navegação, divisão social, escrita e finalmente unir as tribos formando uma cidade-estado.

Cada casa central dá direito a um exército por rodada.

Caso consiga conquistar um casa principal de um adversário receberá a carta Escravidão.

Caso consiga uma troca de objetos com os demais adversários receberá uma carta comércio.

Cartas de desenvolvimento da tribo: Na pista inferior, o jogador deverá jogar contra o mestre do jogo para poder seguir em frente, a cada vitória o adversário joga o dado verde para saber quantas casas irá seguir na pista.

Movimentação dos exércitos ou exploradores: Na mesma rodada o jogador poderá também movimentar sua peças no tabuleiro, podendo executar ações com no máximo 3 peças por rodada, lançando os dados para movimentá-los, sendo um resultado para cada peça.

3ª Etapa – O nascimento do Império

Objetivo: Conquistar todas as outras civilizações

A cada três casas principais temos uma cidade-estado com 4 grupos de guerreiros. Duas cidades-estado e 12 exércitos dão direito a carta de navegação de guerra e carta exército.

Carta navegação guerra dá direito a comprar embarcações (8 madeiras, 4 alimentos e 4 ouros)

Carta exército dá poder de ataque de dois dados para cada exército.

Nesta etapa cada conquista dá direito as riquezas do reino conquistado e a venda das casas principais conquistadas.

Embarcação de guerra ataca e defende com dois dados e se movimenta nos mares e rios de acordo com a vontade do jogador.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Paleolítico


Das cavernas aos grandes palácios

O período conhecido como Pré-história é aquele no qual os seres humanos ainda não registravam suas memórias através da escrita. Por muitos anos historiadores chamavam o período do Paleolítico(do aparecimento do homem até cerca de 10 mil a.C.), porém atualmente conhecemos tribos que não registram suas memórias através da escrita. Durante este período, os seres humanos pensavam principalmente na sobrevivência, vivam da caça e da coleta (frutas, mariscos, grãos e raízes). Neste período aprendeu a confeccionar seus primeiro objetos com pedaços de madeira, de osso e de pedra. O controle do fogo foi umas maiores realizações humanas deste período, que possibilitou conquistar o meio ambiente, principalmente o frio e a fome. Para obter sua alimentação o homem teve que aprender a cooperar e se organizar socialmente. O modo de vida nômade era dominante em diversas comunidades, à medida que o homem começou a dominar o meio ambiente sua vida foi tornando-se mais sedentária. Com o domínio do meio ambiente, iniciou-se a fixação do homem a terra. Esta fixação marca a passagem do homem para outro período de sua evolução histórica, chamamos o período de fixação do homem a terra de Período Neolítico, se o Paleolítico foi marcado pelo domínio do fogo, o Neolítico foi marcado pela Revolução Agrícola. O Domínio da natureza através da agricultura possibilitou ao homem a sua fixação definitiva a terra, logo também possibilitou o desenvolvimento cultural (escrita, rituais religiosos, rituais fúnebres, educação, política, economia, urbanização, etc.)

Prof. Marcelo Kloster

domingo, 21 de junho de 2009

Filmes e História

Contexto Histórico: Primeira Guerra Mundial

"FELIZ NATAL"

Sinopse: O cessar-fogo na noite de Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial, faz com que soldados deixem suas trincheiras para confraternizar com o inimigo. Com Diane Kruger e Daniel Brühl. Recebeu uma indicação ao Oscar. fonte www.adorocinema.com.br



"O ÚLTIMO BATALHÃO"

Sinopse: Na 1ª Guerra Mundial um general ordena o ataque de um batalhão, mesmo sabendo que trará várias baixas na tropa. Dirigido por Russell Mulcahy (Highlander).

Filmes e História

Contexto Histórico: Crise de 29

A Luta pela esperança

Sinopse: Em meio à Grande Depressão, um homem consegue retornar ao mundo do boxe com sucesso, tornando-se um símbolo do esporte em sua época. Dirigido por Ron Howard (Cortina de Fogo) e com Russell Crowe e Renée Zellweger no elenco. Recebeu 3 indicações ao Oscar. fonte www.adorocinema.com.br



Os intocáveis

Sinopse: Durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos, um investigador de Chicago resolve combater Al Capone e o submundo do crime, contando com a ajuda de uma equipe de policiais incorruptíveis. Dirigido por Brian De Palma (Missão Impossível) e com Kevin Costner, Robert De Niro, Sean Connery e Andy Garcia no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.