Herança histórica
Aulas resgatam o Cine Império
Professor aproveita o período de estudo dos alunos para a prova do vestibular e aborda a história do município, valorizando os elementos e episódios que a escrevem
Estudantes criam maquetes de locais históricos de Ponta Grossa e expõem para a comunidade no pátio da escola
Diante do episódio, Kloster fez uma proposta aos estudantes: “Pensei em solicitar algo que unisse o fato de eles precisarem estudar a história de Ponta Grossa para fazer a prova do vestibular, mas, ao mesmo tempo, que fizesse com que eles percebessem a beleza de nossa trajetória histórica. Então, pedi que montassem apresentações sobre temas relativos ao assunto, tais como: religião, rede ferroviária, literatura, espaços urbanos, e outros”, explica.
Desta forma, a turma pesquisou informações que complementassem o que estava sendo estudado em sala de aula e criou, na forma de maquetes, locais históricos de Ponta Grossa. Cartazes e vídeos complementaram a pesquisa.
As produções foram expostas no pátio da escola e toda a comunidade pôde apreciar e aprender um pouco mais sobre o passado do local onde moram. Os vídeos também foram compartilhados na internet.
Entenda a situação
O Cine Império carrega consigo parte da história cultural de Ponta Grossa, sendo o cinema mais popular da cidade na década de 50. Mesmo tendo concorrência com outros cinemas mais ‘sofisticados’, como o Cine Renascença e o Cine-Teatro Ópera, o Império ganhou apelo devido ao caráter popular e aos baixos preços cobrados como entrada. Porém, a edificação está se deteriorando. A marquise está precária, podendo cair a qualquer momento. Por causa dessas condições, a Defesa Civil sugere a demolição da estrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário