Games na educação] Jovens estudam escravidão jogando RPG
O professor de Sociologia e História, Marcelo Kloster, trabalhou o conteúdo curricular sobre a ‘Escravidão no Brasil Colonial’ através dos “games”. O recurso foi utilizado nas aulas em suas aulas do 2º Ano/Ensino Médio, no Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila (Ponta Grossa).O jogo escolhido pelo professor foi o RPG (Role Player Game, na sigla em Inglês). “Nesses Jogos de Interpretação os participantes são levados, através da imaginação, a viver situações-problemas e a buscar soluções, fazer escolhas e tomar atitudes para poder seguir em frente no jogo”, explica Kloster. A aluna Jennifer Martins gostou da prática. “Esse jogo é uma ótima maneira de estudar história porque a gente consegue aprender jogando, se divertindo”, coloca.
Como fechamento, os alunos produziram textos narrativos em primeira pessoa onde precisavam se imaginar na condição de um escravo recém chegado a um engenho de açúcar. “Com base nessas redações verifiquei que todos entenderam bem o contexto histórico e se apropriaram do conteúdo. E, de acordo com a opinião deles, o recurso [game] foi aprovado”, afirma Kloster.
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CLASSIFICADOS SOCIOLÓGICOS


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26/11/2012 a 1:33 PM · Arquivado em Projeto Vamos Ler (JM), Tecnologias na Educação and tagged: Alexandre Sayad, RPG, Games na Educação, Marcelo Kloster
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