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quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jogo de Tabuleiro: CIVILIZAÇÃO




CIVILIZAÇÃO


Jogo idealizado pelo Prof. Marcelo Kloster

Peças do jogos:
100 pequenas peças vermelhas que representarão a alimentação.
100 pequenas peças marrons que representarão a madeira.
100 pequenas peças cinzas que representarão a pedra.
100 pequenas peças amarelas que representarão o ouro.
(Para essas peças posso usar E.V.A ou qualquer embalagem plástica)

Seis dados comuns (3 verdes e 3 vermelhos)
Cada jogador deverá ter as peças que representam suas tribos nomades, tribos fixas e exércitos. Cada jogador deve ser representado por uma cor ou algo que o diferencie dos demais jogadores.
O tabuleiro pode ser o mesmo postado neste blog ou qualquer outro com as mesmas características.

REGRAS DO JOGO

Máximo 8 jogadores

Início: Jogar os dados para descobrir a seqüência de jogadores. O número maior nos dados é primeiro e sucessivamente sentido horário.

1ª Etapa – Os homens das cavernas

Tribos nômades que vivem em busca de sobrevivência.

Objetivos da etapa: Sobreviver e dominar as tecnologias (fogo, pedra lascada e polida, domesticação de animais, agricultura e pecuária) passando pelas 8 divisões do tabuleiro e juntar riquezas (ouro, madeira, pedra e alimentação)

· Para conseguir as cartas de tecnologias e os objetos de riqueza é necessário passar sobre as demarcações. Uma vez por rodada no caso dos objetos de riqueza e uma vez por etapa no caso das cartas de tecnologias.

Movimentos: Lançar os dados verdes e o número total será o número de casas que o jogador andará, em qualquer direção, sobre as linhas do mapa.

Vidas ou pontos: Cada jogador inicia com 10 nômades que irão aumentando ou diminuindo de acordo com o resultado do número maior dos dados verdes (movimentação) contra o valor do dado vermelho.

Ex.: Resultado dos dados verdes 5 e 4. O maior é o 5. E 6 no dado vermelho. 5-6=-1, ou seja, menos uma vida na tribo.

Um jogador não deve passar sobre outro adversário tendo que desviar ou então será considerado conflito.

Conflitos: Lança-se os dados verde (ataque) e vermelho (defesa), o número maior vence e desconta uma vida do adversário.

A cada dezena de nômades se ganha uma peça que representa outro grupo de povos nômades.

2ª Etapa – Os homens se fixam a terra.

As cartas de tecnologia e os objetos de riqueza devem ser trocados pela casa principal e 3 grupos de guerreiros. Cada peça que o jogador terminar a 1ª etapa vale uma casa principal e um grupo de guerreiros. É necessário ter todas as cartas de tecnologia para poder seguir nesta fase.

Nova casa principal (8 madeiras, 8 pedras, 8 alimentos e 5 ouros)

Novo grupo de guerreiros (8 ouros e 8 alimentos)

Objetivos da etapa: Desenvolver a(s) tribo(s) criando canais de irrigação, que possibilitará o aumento populacional, construções, navegação, divisão social, escrita e finalmente unir as tribos formando uma cidade-estado.

Cada casa central dá direito a um exército por rodada.

Caso consiga conquistar um casa principal de um adversário receberá a carta Escravidão.

Caso consiga uma troca de objetos com os demais adversários receberá uma carta comércio.

Cartas de desenvolvimento da tribo: Na pista inferior, o jogador deverá jogar contra o mestre do jogo para poder seguir em frente, a cada vitória o adversário joga o dado verde para saber quantas casas irá seguir na pista.

Movimentação dos exércitos ou exploradores: Na mesma rodada o jogador poderá também movimentar sua peças no tabuleiro, podendo executar ações com no máximo 3 peças por rodada, lançando os dados para movimentá-los, sendo um resultado para cada peça.

3ª Etapa – O nascimento do Império

Objetivo: Conquistar todas as outras civilizações

A cada três casas principais temos uma cidade-estado com 4 grupos de guerreiros. Duas cidades-estado e 12 exércitos dão direito a carta de navegação de guerra e carta exército.

Carta navegação guerra dá direito a comprar embarcações (8 madeiras, 4 alimentos e 4 ouros)

Carta exército dá poder de ataque de dois dados para cada exército.

Nesta etapa cada conquista dá direito as riquezas do reino conquistado e a venda das casas principais conquistadas.

Embarcação de guerra ataca e defende com dois dados e se movimenta nos mares e rios de acordo com a vontade do jogador.


Um comentário:

Unknown disse...

Eu gostei do jogo mais como ser conseguir as cartas de tecnologia que eu nao entendi direito e tambem as outras,cartas tipo a de navegaçao,cormecio e escravidao como ser jogar direito