Reis dos Reis
Objetivo: Conquistar o reino derrotando os senhores feudais.
Preparação: Organizar-se em grupos de cinco jogadores e definir o Rei.
Contrato de Vassalagem: O Rei nomeia seus senhores (as) feudais entregando a posse de um feudo e em troca recebe fidelidade e proteção do senhor feudal. As cartas 10, J ou D e A, representam os senhores feudais. As demais cartas representam quantidade de guerreiros em cada feudo e deverão ser entregues pelo Rei.
Iniciando as batalhas: Organizar as cartas de dois ao nove sendo duas em cada feudo. Cada valor da carta será equivalente ao número de guerreiros que irão defender ou atacar o adversário.
Cartas especiais: O Rei por não possuir cartas terá o valor de 20 guerreiros.
As cartas podem ser colocadas com a face virada para baixo na primeira rodada e nas rodadas seguintes ficarão com a face à mostra.
A Batalha: O rei ordena o ataque, lançam-se os dados e o valor maior ganha diminuindo a diferença dos dados do adversário derrotado.
O Ataque: Após definição da sucessão dos jogadores através dos dados. O Primeiro deverá ordenar o ataque e escolher o adversário. A seqüência de ataque e defesa deverá seguir a ordem dos feudos sendo o rei o último a entrar na batalha. Lançam-se os dados de ataque e pelo adversário os de defesa, diminui o número de guerreiros da diferença dos dados de defesa e ataque.
Obs: Todas as perdas deverão anotadas nos quadros abaixo do jogador derrotado
Passada a batalha segue-se o rei seguinte e assim sucessivamente.
Cartas de Sorte ou Revés: Quando um jogador tirar dados iguais ele deverá retirar uma carta de sorte ou revés. Não haverá escolha.
O Feudo deverá ter todos os seus guerreiros capturados para finalizar as batalhas. Ao vencedor a carta de número menor do feudo será acrescentada aos guerreiros do rei. No caso de dois ou mais adversário estarem atacando o Feudo ao mesmo tempo, as cartas do feudo perdido deverão ser retiradas do jogo.
Os Juizes: Será necessários juizes para marcar as rodadas, os guerreiros perdidos e ganhos. Mostrar a carta de sorte/revés e determinar as vitórias. No jogo será representado pela Igreja Cristã, já que durante o feudalismo, a Igreja existia em praticamente todos os reinos, mas não pertencia a nenhum e em diversas vezes intercedia nas disputas feudais e na criação e controle de regras e conhecimento medieval.
Preparação: Organizar-se em grupos de cinco jogadores e definir o Rei.
Contrato de Vassalagem: O Rei nomeia seus senhores (as) feudais entregando a posse de um feudo e em troca recebe fidelidade e proteção do senhor feudal. As cartas 10, J ou D e A, representam os senhores feudais. As demais cartas representam quantidade de guerreiros em cada feudo e deverão ser entregues pelo Rei.
Iniciando as batalhas: Organizar as cartas de dois ao nove sendo duas em cada feudo. Cada valor da carta será equivalente ao número de guerreiros que irão defender ou atacar o adversário.
Cartas especiais: O Rei por não possuir cartas terá o valor de 20 guerreiros.
As cartas podem ser colocadas com a face virada para baixo na primeira rodada e nas rodadas seguintes ficarão com a face à mostra.
A Batalha: O rei ordena o ataque, lançam-se os dados e o valor maior ganha diminuindo a diferença dos dados do adversário derrotado.
O Ataque: Após definição da sucessão dos jogadores através dos dados. O Primeiro deverá ordenar o ataque e escolher o adversário. A seqüência de ataque e defesa deverá seguir a ordem dos feudos sendo o rei o último a entrar na batalha. Lançam-se os dados de ataque e pelo adversário os de defesa, diminui o número de guerreiros da diferença dos dados de defesa e ataque.
Obs: Todas as perdas deverão anotadas nos quadros abaixo do jogador derrotado
Passada a batalha segue-se o rei seguinte e assim sucessivamente.
Cartas de Sorte ou Revés: Quando um jogador tirar dados iguais ele deverá retirar uma carta de sorte ou revés. Não haverá escolha.
O Feudo deverá ter todos os seus guerreiros capturados para finalizar as batalhas. Ao vencedor a carta de número menor do feudo será acrescentada aos guerreiros do rei. No caso de dois ou mais adversário estarem atacando o Feudo ao mesmo tempo, as cartas do feudo perdido deverão ser retiradas do jogo.
Os Juizes: Será necessários juizes para marcar as rodadas, os guerreiros perdidos e ganhos. Mostrar a carta de sorte/revés e determinar as vitórias. No jogo será representado pela Igreja Cristã, já que durante o feudalismo, a Igreja existia em praticamente todos os reinos, mas não pertencia a nenhum e em diversas vezes intercedia nas disputas feudais e na criação e controle de regras e conhecimento medieval.
Arquivo .doc com as cartas do jogo para download
Arquivo .doc com as cartas do jogo para download 2
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Jogo idealizado pelo Prof. Marcelo Kloster
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho, vou fazer essa experiência com os meus alunos durante o trabalho do tema do feudalismo. Obrigado por disponibilizar sua ideia e seu trabalho professor, sucesso sempre.
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